SPAC responde às declarações do Sr. Ministro Mário Lino
Quarta, 09 Setembro 2009 18:00

O Ministro Mário Lino acusou o SPAC de greve na TAP "ter intenções partidárias". O SPAC responde aqui a estas declarações.

Na sequência das declarações do Sr. Ministro Mário Lino, o SPAC relembra que:

  • Esta greve é da exclusiva responsabilidade da Administração da TAP. Pelas seguintes razões:
  • O processo inicia-se em 6 Novembro de 2008 com uma reunião entre o SPAC e a TAP em que fica estabelecido que a TAP irá contactar o SPAC para iniciar a revisão do AE.
  • Em 9 de Julho de 2009 o SPAC envia uma carta à TAP a relembrar o que havia sido combinado em Novembro.
  • Em 28 de Julho a TAP responde ao SPAC afirmando que não é oportuna a revisão do AE dos Pilotos.
  • Em 17 de Agosto o SPAC informa a TAP que, perante a resposta da empresa, vai convocar uma AG dos Pilotos.
  • Em 28 de Agosto é publicada a convocatória para a referida AG.
  • Em 31 de Agosto o SPAC recebe uma carta da TAP a mostrar abertura para negociar.
  • Em 3 de Setembro, em reunião entre a TAP e o SPAC, o SPAC apresenta uma proposta de memorando para as negociações do AE dos Pilotos.
  • No dia 7 de Setembro a TAP responde negativamente à proposta de memorando do SPAC inviabilizando definitivamente a negociação do AE.
  • O Sr. Ministro foi informado pelo SPAC destes desenvolvimentos.
  • O Sr. Ministro tem de explicar ao país as declarações do CEO da TAP publicadas ontem no Diário Económico acerca das suas dúvidas sobre se a companhia aérea portuguesa voltará a ter lucros.
  • Por fim, o Sr. Ministro sabe que o SPAC e os Pilotos não se deixam envolver nas quezílias político-partidárias. O SPAC é apartidário e independente, não está filiado em nenhuma central sindical e a sua história demonstra que a única coisa que move os Pilotos é, precisamente, a defesa da sua integridade profissional e a defesa de um ambiente de trabalho saudável e adequado ao exercício de uma profissão exigente e de elevada responsabilidade.

Neste contexto, o SPAC recomenda ao Sr. Ministro Mário Lino que peça explicações à Administração da TAP porque é o comportamento desta que está na origem deste conflito.

O SPAC salienta ainda que a resolução deste conflito tem solução desde que a Administração da TAP tenha sentido de justiça e assuma um comportamento equilibrado e responsável.

Pela Direcção do SPAC